Você está visualizando atualmente Presidente da CETESB realiza conferência magna em evento do TCE

A diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, proferiu nesta quinta-feira (28), a conferência magna sobre os 9 anos de vigência da política nacional de resíduos, no seminário sobre a gestão de resíduos sólidos organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.O evento foi direcionado a administradores públicos estaduais e municipais, com o objetivo de discutir a gestão de resíduos e o estágio de implementação dos planos municipais de gestão integrada nas cidades paulistas.

Na abertura, o presidente do TCESP, conselheiro Antônio Roque Citadini, lançou o Painel de Resíduos Sólidos elaborado pelo tribunal, com dados atualizados sobre a situação da destinação dos resíduos sólidos no estado. Na oportunidade, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre o Tribunal de Contas e a CETESB, para capacitação dos técnicos neste setor.

Segundo Patrícia Iglecias, que antes da conferência convidou os participantes do encontro a conhecerem o Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares do Estado de São Paulo, disponibilizado pela CETESB em seu portal na internet, 96% dos resíduos gerados no estado estão dispostos adequadamente; e os que ainda se encontram em situação inadequada, a Companhia trabalha junto às prefeituras para a sua regularização ou o seu fechamento.

“A boa gestão dos resíduos sólidos não depende somente dos órgãos de controle e fiscalização, mas também do Poder Público em todas as duas esferas e da própria sociedade”, afirmou a diretora-presidente, ao reforçar que a gestão integrada, a responsabilidade compartilhada e a política de logística reversa, são ferramentas e compromissos fundamentais para resolver a questão da geração e destinação de resíduos em todo o país.

O evento aconteceu no Auditório Nobre “Professor José Luiz de Aranha Mello”, com transmissão pela internet. Também contou com a participação de Cláudia Teixeira, diretora do Centro de Tecnologias Geoambientais do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), procurador do Ministério Público Rafael Demarchi e do conselheiro Sidney Beraldo, entre outras autoridades e especialistas do setor de resíduos.