Você está visualizando atualmente Consimares promove encontro sobre gestão de resíduos sólidos

CETESB participou do evento de 10 anos do consórcio, em Nova Odessa

A diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, participou nesta segunda-feira (2/12) da abertura do workshop “Diálogos atuais sobre Resíduos”, no auditório da Prefeitura de Nova Odessa. O evento foi realizado em comemoração aos 10 anos do Consimares – Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas, integrado pelas cidades de Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor,
Santa Bárbara d´Oeste, Sumaré de Nova Odessa.

Na mesa de abertura, além de Patrícia Iglecias e de Benjamim Bill, presidente do consórcio e prefeito de Nova Odessa, e dos prefeitos de Elias Fausto, Maurício Baroni (vice-presidente do Consimares), e de Hortolândia, Ângelo Perugini, estavam presentes o promotor de Justiça Rodrigo Sanches Garcia, do Gaema/Núcleo Campinas; Antonio Carlos Sacilotto, diretor-executivo da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas); Francisco Lahoz, secretário-executivo do Consórcio PCJ; e Gabriela Otero, da Abrelpe.

Patrícia Iglecias reconheceu que a gestão de resíduos sólidos ainda é um desafio, mas lembrou que o Estado de São Paulo e, em especial, a CETESB, têm se esforçado para enfrentar a questão. No momento, o Estado apresenta 96% de gestão adequada dos resíduos domiciliares, ao contrário do país, que apresenta gestão inadequada em sua maioria.

Ela destacou a iniciativa “CETESB de Portas Abertas”, recebendo, ouvindo e orientando municípios e setores industriais, o que tem contribuído para a celeridade dos processos de licenciamento ambiental. Ela mencionou a “Célula de Inteligência” de licenciamento da Companhia, que com apoio do pessoal de Tecnologia da Informação e funcionando há apenas dois meses, já contribuiu para que, neste ano de 2019, mais de 53 mil pedidos de licenciamento fossem atendidos.

Patrícia Iglecias chamou a atenção dos presentes para a necessidade de se trabalhar a Agenda do Clima, visando ao cumprimento do Acordo de Paris, e lembrou a assinatura, na última sexta-feira (1/11), do “Acordo Ambiental São Paulo”, no Palácio dos Bandeirantes, com envolvimento da iniciativa privada e com possibilidade de os municípios participarem. O acordo, inicialmente, conta com 55 adesões voluntárias, comprometidas com o envio de informações relativas ao balanço das emissões dos gases de efeito estufa (GEE). “A CETESB dará todo o suporte nas ações de sustentabilidade, para que se atinja o Acordo do Clima”, declarou.

O evento teve, ainda, apresentações de diversos especialistas da Companhia. João Potenza, assistente executivo da Presidência, falou sobre o SIGOR – Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos – Módulo Construção Civil; Lia Demange, gerente da Divisão de Logística Reversa e Gestão de Resíduos Sólidos, fez uma palestra sobre “A Implantação da Logística Reversa”; e o engenheiro Fernando Wolmer, do Setor de Avaliação e Gestão de Resíduos Sólidos, da Diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental, explanou sobre a “Gestão de Resíduos Sólidos Domiciliares”.

 

Fotografia: José Jorge Neto