Campanha explicará a importância do uso das máscaras e como fazer a limpeza e o descarte correto, de acordo com princípios e práticas de sustentabilidade.
Para prevenir e evitar a propagação do novo coronavírus, a diretoria colegiada da CETESB aprovou orientação sobre o uso de máscaras no contexto da Covid-19, feita pela Câmara Ambiental da Indústria Têxtil, por meio do Grupo GT1 Produção e Consumo Sustentável. A ideia é esclarecer e reiterar à população a importância do uso das máscaras de proteção e a responsabilidade de cada cidadão e consumidor no combate à pandemia, informando o uso correto, a limpeza e o descarte adequado das máscaras.
Os noticiários têm relatado um retorno do aumento de número de casos e de mortes em alguns países e localidades, numa provável “segunda onda”, o que ratifica o pedido da Organização Mundial da Saúde – OMS e da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS, de que a pandemia é imprevisível e está em constante evolução.
No Brasil, as autoridades da saúde seguiram o caminho da OMS e mantêm em seus sites as informações sobre a pandemia e orientações à população. Em São Paulo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde e do Centro de Vigilância Sanitária – CVS, tem feito todo um trabalho de esclarecimento perante a população, além da adoção de uma gama de medidas sanitárias de prevenção, para conter a pandemia.
Dessa forma, a CETESB e a Câmara Ambiental do Setor Têxtil perceberam a necessidade de ampliar esse trabalho de comunicação e orientação, de modo a expandir e engajar a população dos vários segmentos da sociedade – comércio e serviços, indústria, institucional, ensino, organizações de classe e empresas -, na propagação e na adoção das medidas de prevenção ao contágio do vírus e na divulgação de informações sobre o tema, e na sua relação com a proteção do meio ambiente e da saúde pública.
De acordo com os organizadores desse trabalho, neste momento, o foco recaiu sobre o uso e o descarte adequado das máscaras de uso não profissional, uma vez que, de modo geral, as máscaras passaram a fazer parte obrigatória do cotidiano e se tornaram, inclusive, artigo adaptado ao vestuário das pessoas.
Ao final da vida útil, em razão de possíveis riscos de contaminação que podem representar, as máscaras passarão a compor o volume de resíduos urbanos, a ser disposto em aterros sanitários, um pouco diferente de roupas e utensílios domésticos, que são, em parte, doados ou vendidos, como bens usados. Ou seja, a mudança cultural, cada vez mais desejada e necessária, de reutilização e reciclagem dos bens de consumo, no caso dessas máscaras, não poderá ser aplicada, em razão dos riscos à saúde pública.
O presente trabalho agrega valores e conhecimentos técnicos do órgão ambiental e dos setores produtivos na implementação dos instrumentos de gestão ambiental e na disseminação de informações, princípios e práticas de sustentabilidade à população. A divulgação de informações torna essa visão mais presente no cotidiano das pessoas, ajudando a incorporar mudanças culturais no dia a dia, na proteção do meio ambiente e da saúde pública.
A presente orientação é de cunho geral. Pessoas com sintomas ou suspeitas de contágio pelo novo coronavírus e familiares do mesmo domicílio devem buscar informações do serviço de saúde de cada estado ou município.
Saiba como utilizar, corretamente, as máscaras:
• Não compartilhe a máscara, ela é para uso individual.
• Máscara ajustada, seca e de materiais adequados é mais confortável.
• Antes de sair de casa, verifique se a máscara cobre as regiões da boca e do nariz e leve um saco de plástico ou de papel, para fazer a troca corretamente.
• A máscara deve ser utilizada por até duas horas seguidas, ou se ficar úmida; depois, é necessário trocar por outra limpa.
• Ao retirar ou trocar a máscara deve-se imediatamente, guardá-la em saco ou embrulhar em papel, que deverá também ser descartado em lixo sanitário.
• Ao retirar a máscara, utilizar as alças e lave as mãos com água e sabão, ou higienize-as com álcool gel.
• Descartar em lixo sanitário, com tampa; nunca em lixeiras sem tampa, tanto nas vias e espaços públicos, como em casa, escritórios, ou estabelecimentos comerciais.
Como fazer a limpeza das máscaras:
A melhor maneira para limpeza das Máscaras de Uso Não Profissional de tecido, é fazer uso de sabão ou detergente, da seguinte maneira:
• Fazer uma solução de sabão ou detergente e pouca água, para deixar a máscara de molho entre 15-20 minutos.
• Lavar normalmente, desprezar a solução de molho, enxaguar bem e não torcer.
• Secar, se possível ao sol, e guardar em saco limpo.
As máscaras de tecido podem durar muitas lavagens, mas devem ser observadas as seguintes recomendações:
Desgaste do tecido.
Desgaste das alças – elástico ou cordão -.
Esgarçamento do tecido.
Texto: Renato Alonso
Copy: Cristina Leite