Você está visualizando atualmente Comissão Nacional Tripartite Avança em Pautas Ambientais

Ontem, 7 de novembro, a capital federal foi palco da 2ª reunião da Comissão Nacional Tripartite (CNT), marcada por discussões estratégicas e avanços significativos na agenda ambiental do país.

Durante o encontro, foram instalados Grupos de Trabalhos focados em questões, como gestão de resíduos, unidades de conservação, pagamentos por serviços ambientais e combate ao desmatamento. A iniciativa visa promover abordagens integradas e eficazes para enfrentar os desafios ambientais complexos que o Brasil enfrenta.

Um dos pontos de destaque foi a discussão sobre os obstáculos associados à integração de dados e a necessidade de atualização do Portal Nacional de Licenciamento Ambiental (PNLA). A busca por soluções tecnológicas e eficientes para garantir a transparência e eficácia nos processos de licenciamento ambiental foi destacada como uma prioridade.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao realizar a fala de abertura, enfatizou os preparativos para a Conferência das Partes (COP-28) e a importância da construção de uma agenda nacional para mudanças climáticas.

A reunião reuniu representantes da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), proporcionando um espaço valioso para alinhamento e discussão sobre o futuro da política ambiental no país.

O presidente da CETESB, Thomaz Toledo, participou da reunião, que teve no encerramento o compromisso de abordagem conjunta para soluções efetivas, com o destaque para que diante desses desafios compartilhados, a colaboração entre os setores público e privado também é essencial.