A busca pela eficácia, definida pela atual gestão da CETESB, no início de 2023, apontou resultados. A Companhia fechou o ano com um recorde histórico de 21.995 Licenças Ambientais emitidas, um incremento de 6,5% em relação ao recorde anterior, registrado em 2022.
“Estimulamos os empregados a refletirem sobre suas atividades e a apresentarem sugestões de melhorias. O recorde alcançado demonstrou o empenho e participação de todos”, comemorou o diretor de Controle e Licenciamento Ambiental, Adriano Queiroz.
O diretor-presidente, Thomaz Toledo, lembrou que desde 2019 a fila de processos em análise na CETESB aumentava ano a ano. “Com o engajamento de todos revertemos essa tendência em 2023 e finalizamos a análise de 2.055 processos, com o máximo rigor técnico, o que representou uma redução de 23% e um recorde em relação ao andamento dos processos acumulados”, ressaltou.
Os dirigentes consideram que o resultado mostrou o trabalho parceiro e eficiente das 46 agências ambientais distribuídas pelo Estado, realizado em detrimento da redução de 13% dos agentes credenciados nos últimos cinco anos.
Responsáveis pela execução do licenciamento ambiental ordinário, as 46 Agências Ambientais, que integram a diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental, contam com a assistência das áreas de apoio das diretorias de Avaliação de Impacto Ambiental e de Engenharia e Qualidade Ambiental.
“Com a realização do concurso público a CETESB conseguirá repor parcialmente a perda de empregados nos últimos anos. Assim, poderemos aprimorar os serviços prestados na gestão ambiental do território paulista, por meio do licenciamento ambiental eficaz e das ações de controle e fiscalização”, afirmou Thomaz Toledo.