Você está visualizando atualmente Mesa-Redonda: Desafios para quantificações das emissões de GEE em aterros

Os aterros sanitários são estruturas planejadas e regulamentadas para minimizar os impactos ambientais associados à disposição final de resíduos. Esse planejamento é crucial dentro do marco legal da universalização do saneamento, garantindo que os aterros operem de maneira eficiente e segura.

No aterro, a decomposição anaeróbia da matéria orgânica em aterros sanitários gera metano (CH4), um gás de efeito estufa (GEE). Contudo, a captura e gestão eficiente dessas emissões podem transformar os aterros em importantes aliados na transição energética. O metano capturado pode ser utilizado como fonte de energia, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

Para uma gestão eficiente das emissões de GEE, é essencial que a contabilização dessas emissões siga parâmetros estruturados e adequados à realidade brasileira. Estimativas robustas e alinhadas com as boas práticas internacionais são fundamentais para a elaboração de inventários de emissões precisos. Isso não apenas ajuda na criação de políticas públicas mais eficazes, mas também no cumprimento de compromissos internacionais de redução de emissões.

A mesa redonda proposta visa discutir os desafios no processo de contabilização das emissões de GEE em aterros sanitários, buscando mapear e construir um plano de ação junto ao setor de resíduos sólidos. Participarão desta discussão entidades como FGVces, ABREMA, UFRJ, EMBRAPA e representantes do setor de resíduos sólidos.

Acompanhe ao vivo a mesa redonda:

Programação:

–  Representante CETESB  – 00:10

–  Contextualização AS/ASM – CETESB (contexto, objetivo e explicação das dinâmicas) – 00:15

Sessão 1: Desafios da contabilização – 9:30

–  CETESB