A operação Bons Ventos, que reuniu técnicos da CETESB, do IBAMA, da Polícia Rodoviária Federal, da SEFAZ/SP e do IPEM/SP, entre os dias 20 e 24 de maio, teve como objetivo combater fraudes na produção do Arla 32 – Agente Redutor Líquido Automotivo, reagente utilizado no sistema de redução de emissões de gases poluentes de veículos automotores movidos a diesel, produzidos a partir de 2012.

As equipes técnicas dos órgãos envolvidos na ação vistoriaram empresas fabricantes do Arla 32 e constataram irregularidades relacionadas à produção do reagente, com a utilização de ureia agrícola, composto químico não permitido para tal finalidade, exercício de atividade industrial sem a devida licença ambiental, além de outras infrações ambientais.

O Arla 32 produzido com a utilização de ureia agrícola não tem eficácia no controle da emissão de gases poluentes por veículos automotores e causa poluição atmosférica, além de configurar crime fiscal e contra as relações de comércio. Em virtude das irregularidades foram aplicadas multas ambientais que totalizaram, aproximadamente, R$2.000.000,00, apreensão de 62.400 litros do composto fora das especificações, 12 toneladas de ureia agrícola e um caminhão.

As empresas flagradas na fabricação do de Arla 32, em descumprimento com as normas vigentes, tiveram suas atividades suspensas, para adequação do processo produtivo. A infração cometida impacta negativamente o meio ambiente, a saúde pública e a economia do país, sendo imprescindível a atuação conjunta dos órgãos de controle e fiscalização para coibir a prática irregular.

A CETESB integrou as atividades com uma equipe dedicada de técnicos das Agências Ambientais de Avaré, Jaboticabal e Jundiaí, sendo verificados os aspectos ambientais de atribuição desta Companhia, considerando que a atividade de produção de ARLA 32 é passível de licenciamento no âmbito Estadual.

As empresas fiscalizadas no estado de São Paulo estão sediadas nas cidades de Cerquilho, de Paulínia, de Jaboticabal, de Boituva, de Campinas, de Cosmópolis, de Catanduva, de Americana, de Itupeva, de Ibaté e de Itirapina.

Com informações de IBAMA e Polícia Rodoviária Federal