Você está visualizando atualmente Licença ambiental viabilizará redução de lançamento de esgoto “in natura” no Rio Tietê, na capital

O estado de São Paulo caminha célere no objetivo de despoluir seus rios, notadamente seu principal curso d´água, o Tietê, que nasce próximo à capital, corta a Região Metropolitana de São Paulo e corre interior adentro, por 1.100 quilômetros, até desaguar no Rio Paraná.

No âmbito do Plano Diretor de Esgotos da RMSP – Região Metropolitana de São Paulo, a SABESP recebeu, no final de abril, a LI – Licença de Instalação, para implantar o Interceptor de Esgotos ITi-11, em Guarulhos (confira notícia), e agora recebe a LO – Licença de Operação, emitida pela CETESB, para colocar em funcionamento o Interceptor de Esgotos 2 ITi-2, na capital, igualmente atrelado ao Projeto IntegraTietê.

O início da operação do Interceptor ITi-2 possibilitará a complementação do afastamento do esgoto gerado nas bacias de esgotamento, localizadas na margem direita do Rio Tietê, e propiciará o seu encaminhamento para tratamento, na ETE – Estação de Tratamento de Esgotos – Barueri, conforme previsto no Plano Diretor.

O valor estimado para as obras contidas no Plano Diretor de Esgotos da RMSP é de R$ 200 milhões. Com essa etapa agora concluída, que abrange o Interceptor ITi-2, mais de 151 mil habitantes serão diretamente beneficiados.

IntegraTietê

Em março de 2023, o Governo de São Paulo, através da secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, lançou o IntegraTietê, iniciativa que envolve uma série de medidas de curto, médio e longo prazo em prol do Rio Tietê.

A previsão é que, até 2029, sejam investidos R$ 23 bilhões na ampliação da rede de saneamento básico, desassoreamento, gestão de pôlderes, melhorias no monitoramento da qualidade da água, recuperação de fauna e flora, entre outras ações.