O município de Guararema, localizado no Vale do Paraíba, e integrado à Região Metropolitana de São Paulo, assinou, em 17.05, convênio com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB que lhe transfere o licenciamento ambiental de empreendimentos de baixo impacto local.
 O acordo foi assinado na capital entre o prefeito Marcio Luiz Alvino de Souza e o presidente Otavio Okano, da agência ambiental.
Trata-se de mais um dado positivo na agenda ambiental paulista, aumentando as parcerias com as prefeituras para uma melhor gestão compartilhada das atividades geradoras de poluição. Atualmente, 49 prefeituras estão conveniadas com a CETESB e 32 delas já emitem licenças ambientais municipais.
Guararema receberá um curso de capacitação à seu corpo técnico nos dias 25 e 26 próximos e, no prazo de 90 dias, terá condições de expedir as primeiras licenças.
Guararema é o segundo município mais rico da região do Alto Tietê, de acordo com a Fundação Seade, perdendo apenas para Arujá. Com uma população de 26 mil habitantes, tem como principais atividades econômicas a agricultura, pecuária, turismo e, principalmente, a produção de flores; o município se destaca pela sua grande produção de orquídeas das mais variadas espécies.
No dia 20, a CETESB atingirá a marca de 50 cidades paulistas que municipalizaram o licenciamento ambiental, com a adesão de Catanduva.
Texto: Renato Alonso