O gerente do Setor de Operações de Emergência da CETESB, Edson Haddad, e os técnicos Jorge Luiz Nobre Gouveia e Ronaldo de Oliveira Silva, ministraram um curso sobre prevenção, preparação e resposta aos acidentes químicos, em Salvador, na Bahia. Segundo Haddad, o curso, organizado pela OPAS – Organização Panamericana de Saúde, faz parte das responsabilidades da CETESB na transferência de tecnologia em emergências químicas, na qualidade de Centro Colaborador da OPAS desde 1992.

O curso, realizado entre os dias 4 e 8 de outubro, teve 40 participantes, entre eles representantes do CRA – Centro de Recursos Ambientais, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, assim como da Secretaria Estadual da Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, indústrias do pólo de Camaçari e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, que tiveram como objetivo se capacitar para atender a emergências químicas.

Haddad explicou também que a parte que coube à CETESB no curso, nos dois últimos dias, contemplou as atividades práticas, com três tipos de exercícios simulados, sendo dois em sala de aula e um em campo. No último dia, foi feita a simulação de um “acidente” envolvendo uma carreta e múltiplas vítimas, que contou com a colaboração das empresas Braskem e Ultracargo, que deram seu apoio mobilizando os recursos humanos e materiais necessários.