Atuando como Centro Colaborador da Organização Panamericana da Saúde – OPAS, desde 1992, em Preparação para Emergência em Casos de Desastres com produtos químicos, a CETESB está realizando mais três cursos internacionais sobre esse tema até o final do ano. O primeiro já está sendo realizado na cidade de Havana, em Cuba, desde o último dia 16/10, e até 20/10, com a coordenação técnica do gerente da Divisão de Gerenciamento de Riscos, Edson Haddad, no qual estão inscritos cerca de 30 profissionais daquele país.

Na semana de 23 a 27 de outubro, será realizado o mesmo curso na cidade de San José, na Costa Rica, com carga horária de 40 horas, com a participação de Jorge Luiz Nobre Gouveia, gerente do Setor de Operações de Emergência, e Marco Antonio José Lainha e Anderson Pioli, como instrutores da CETESB.

No período de 6 a 15 de dezembro, a CETESB estará realizando o curso em Assunção, Paraguai, também com carga prevista de 40 horas de duração. Os instrutores da CETESB serão Mauro de Souza Teixeira, Carlos Ferreira Lopes e Agnaldo Ribeiro Vasconcellos. Além disso, no mesmo período, os técnicos estarão participando do levantamento de informações do sistema de resposta a emergências químicas daquele país.

A CETESB vem realizando um grande número de atividades nos países da América Latina, nos últimos anos, relacionadas a emergências químicas ambientais. Além do atendimento a diversas solicitações de suporte à distância dos países da América Latina e da participação no atendimento emergencial realizado em 2003 no Paraguai, tem colaborado no diagnóstico do sistema de resposta a emergências químicas em diversos localidades, como no Panamá (2003) e na cidade de Quito, Equador (2005). Já participou também do curso Prevención, preparación y respuesta a los desastres con productos químicos peligrosos, no Panamá, em 2003, e no Equador e El Salvador, em 2005.

No período de 1999 a 2O03, o curso Prevención era realizado na sede da CETESB, porém, visando promover uma maior participação dos países, o curso passou a ser realizado no exterior. Com essa política de descentralização da atividade, oito cursos já foram realizados até o momento, atendendo mais de 300 profissionais de toda a América Latina, treinados pela CETESB no tema emergências químicas. A realização desses cursos é um trabalho integrado entre o Departamento de Cooperação Internacional, Divisão de Gerenciamento de Riscos, Setor de Operações de Emergência e Setor de Transferência de Conhecimento Ambiental da CETESB.

Eli Serenza