Mais um curso “Prevención, Preparación y Respuesta a Desastres con Productos Químicos Peligrosos”, promovido pela Organização Panamericana da Saúde OPAS, com apoio da CETESB, foi realizado, entre os últimos dias 23 e 27 de outubro, desta vez em San José, capital da Costa Rica o mesmo curso, também com participação da agência ambiental paulista, foi promovido entre os dias 16 e 20 de outubro, na cidade de Havana, em Cuba.

Em San José, houve apresentações dos técnicos Jorge Luiz Nobre Gouveia, gerente do Setor de Operações de Emergência da CETESB, e Marco Antônio José Lainha e Anderson Pioli. Em suas exposições, foram abordados os conceitos básicos sobre acidentes químicos, riscos associados aos produtos químicos, descontaminação de equipamentos, casos práticos e a responsabilidade da agência ambiental paulista na prevenção, preparação e resposta aos acidentes químicos.

Os técnicos da CETESB coordenaram, também, a realização de exercícios simulados, além de participar de palestras sobre a preparação do setor de saúde para emergências químicas, atendimento hospitalar e pré-hospitalar e de informações sobre produtos químicos, responsabilidades das instituições nas emergências químicas e toxicologia aplicada às emergências químicas.

A importância do evento pode ser medida pelo público que participou do programa, que contou a inscrição de 41 profissionais, entre os quais especialistas do setor de Saúde da Costa Rica e também da Nicarágua, Guatemala e Honduras.

O curso, que teve como finalidade fortalecer a capacidade técnica e de organização do pessoal que atua na linha de frente nos atendimentos a acidentes com produtos químicos perigosos na região, foi resultado de um esforço conjunto entre a CETESB e as diversas instituições acadêmicas e do Setor de Saúde da Costa Rica. Entre elas, destacam-se a Universidade da Costa Rica, a Unidade de Gestão de Riscos do Ministério da Saúde e a Comissão Nacional de Prevenção de Risco e Atenção a Emergências, além da OPAS.

Texto
Eli Serenza