O Setor de Análise de Risco (EIPR) da CETESB recebeu a certificação de qualidade pela Norma ISO 9001:2000. A área trabalha com análise de prevenção de acidentes envolvendo produtos químicos, inflamáveis e tóxicos antes da concessão do licenciamento, para início das atividades, ampliação ou renovação da licença de operação.

O certificado foi entregue nesta quarta-feira (30/01), pelo auditor Reginaldo Maia, da Germanischer Lloyd Industrial Services do Brasil (GLIS), ao presidente da Companhia, Fernando Rei, na presença do diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, Marcelo Minelli, e da gerente do Setor, Vivienne Maria Minniti. Também estavam presentes os gerentes do Departamento de Desenvolvimento, Tecnologia e Riscos Ambientais, Ângela de Campos Machado; do Setor de Operações de Emergência, Jorge Luiz Gouveia – representando o gerente da Divisão de Gerenciamento de Riscos, Edson Haddad -, e a gerente do Setor de Qualidade Organizacional, Jaqueline Sartori.

O presidente Fernando Rei, ao parabenizar os técnicos e funcionários do EIPR pela conquista, ressaltou que a avaliação do desempenho através de um programa de qualidade é o caminho correto, já reconhecido pelo Governo, e que deve ser seguido pelas demais áreas da Companhia que buscam o reconhecimento de seu trabalho. Vale ressaltar que a auditoria do setor não apontou nenhuma não conformidade, mas apenas pontos de melhoria, além de ter sido concluído em tempo recorde de seis meses.

Com a certificação do EIPR, a CETESB cumpre mais uma etapa do seu Programa de Qualidade e Produtividade, implantado em junho de 1996, em atendimento às determinações do Programa Permanente de Qualidade no Serviço Público. Em breve, outras duas áreas do Departamento de Desenvolvimento, Tecnologia e Riscos Ambientais – a Divisão de Tecnologias Limpas e Qualidade Laboratorial e o Setor de Tecnologias de Produção Mais Limpa – deverão também receber seus certificados de qualidade.

Texto
Renato Alonso