A área de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental e o Programa de Preparativos para Casos de Desastres da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) estão realizando, na sede da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, em São Paulo, um curso de dois dias para capacitar seus assessores de saúde ambiental visando um melhor atendimento na preparação e respostas a emergências e desastres. Uma das palestras, programada para esta quarta-feira (16/07), às 11h30, abordará o tema sobre desastres com produtos químicos e ficará a cargo do gerente da Divisão de Gerenciamento de Riscos da Companhia, Edson Haddad. A CETESB é Centro Colaborador da OPAS/OMS para emergências químicas.

Na abertura do curso, realizada nesta terça-feira (15/07), o presidente da CETESB, Fernando Rei, anunciou a disposição da agência ambiental paulista em aumentar a sua presença internacional em fóruns de discussão sobre políticas públicas na área ambiental, em especial no continente latino-americano, onde já mantém acordos de cooperação com instituições do porte do PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS, participando ainda da Rede Latinoamericana de Áreas Contaminadas e da Rede de Governos para a América Latina e Caribe.

Luiz Galvão, diretor da Divisão de Saúde Ambiental da OPAS/OMS, lembrou que o organismo internacional tem entre seus principais desafios melhorar sua forma de comunicação entre os países colaboradores, para melhor enfrentar situações de crise. A própria CETESB tem se preocupado com esta questão e já consultou a OPAS sobre a possibilidade de traduzir para o espanhol o seu Manual de Limpeza de Ambientes Costeiros contaminados por petróleo, publicado no ano passado.

Na qualidade de Centro Colaborador da OPAS, a agência paulista tem programada para agosto próximo reunião para estruturação e implantação da Rede de Emergências Químicas da América Latina e Caribe – REQUILAC, com a participação de representantes da OPAS e do Ministério da Saúde. Também foi consultada pela organização pan-americana sobre a possibilidade de firmar cooperação técnica com o Peru, para a realização em outubro de curso e levantamento de informações visando fortalecer o sistema de prevenção a acidentes químicos com aquele país.

Estão participando do curso de capacitação na CETESB representantes da OPAS em Washington, Panamá, Santa Lucia, Honduras, Peru e Nicarágua. Esses profissionais servirão como coordenadores de grupos para preparar outros especialistas da organização internacional e de outras instituições e para oferecer ajuda humanitária sobre temas de água, saneamento, higiene e emergências químicas nos países das Américas.

Texto
Renato Alonso