Técnicos da Agência Ambiental de Pinheiros e do Setor de Operações de Emergência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB continuam acompanhando os trabalhos emergenciais na oficina mecânica situada à Rua Cardeal Arcoverde, nº 720, no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital.

Na manhã de 19.02, os técnicos da CETESB foram acionados pelo Corpo de Bombeiros, em função de reclamações de incômodo causado por odor de produto químico. Nos fundos da oficina foram encontrados diversos produtos químicos, como ácido fosfórico e clorofórmio, armazenados em variados tipos de embalagens e estocados de forma precária. Acredita-se que devido à forte chuva de ontem, 18.02, algumas dessas embalagens teriam entrado em contato com a água, reagindo e produzindo vapores e odor incômodo.

Os técnicos da CETESB realizaram uma avaliação no local e constataram a ausência de concentrações de gases e vapores inflamáveis e de baixa concentração de Compostos Orgânicos Voláteis – COV. No entanto, por precaução, estão acompanhando a finalização dos trabalhos emergenciais, que envolvem a remoção dos produtos do local, o que está previsto para acontecer até amanhã, 20.02.

A pessoa identificada como proprietária do local não compareceu, até o momento, para dar maiores explicações ou tomar providências. Além dos técnicos da CETESB, estão presentes no local representantes do Corpo de Bombeiros, da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Saúde.

Texto
Mário Senaga
Fotografia
Divulgação