Técnicos do Setor de Operações de Emergência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB continuam acompanhando, em 22.02, o trabalho de retirada de diversos produtos químicos estocados, de forma precária, em uma oficina mecânica situada à Rua Cardeal Arcoverde, nº 720, no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital.

O recolhimento dos produtos, como ácido fosfórico e clorofórmio, armazenados em variados tipos de embalagens, teve início em 20.02. Boa parte da cerca de 25 toneladas de produtos químicos encontrada no local já foi retirada e está sendo levada, pela Prefeitura de São Paulo, com acompanhamento dos técnicos da CETESB, até as instalações da empresa Essencis, no município de Taboão da Serra, para incineração.

A operação emergencial deve ser finalizada, provavelmente, em 24.02. O proprietário da oficina mecânica não se apresentou, nem tomou quaisquer providências para auxiliar a sanar o problema.

Odor de produto químico

Na manhã de 19.02, técnicos do Setor de Operações de Emergência e da Agência Ambiental de Pinheiros da CETESB foram acionados pelo Corpo de Bombeiros, em função de reclamações referentes ao incômodo causado por odor de produto químico. Em vistoria, ficou constatado que o cheiro tinha origem na Rua Cardeal Arco Verde, n°720, bairro de Pinheiros, onde, nos fundos de uma oficina mecânica, foram encontrados diversos produtos químicos. Acredita-se que devido à forte chuva que caiu na noite anterior, 18.02, algumas dessas embalagens teriam entrado em contato com a água, reagindo e produzindo vapores e o odor incômodo.

Os técnicos da CETESB realizaram uma avaliação no local e constataram a ausência de concentrações de gases e vapores inflamáveis e de baixa concentração de Compostos Orgânicos Voláteis – COV. No entanto, por precaução, estão acompanhando diariamente todas as ações emergenciais, que serão concluídas com a remoção total dos produtos químicos, para posterior incineração.

Além dos técnicos da CETESB, participam do atendimento representantes da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Saúde.

Mário Senaga
Setor de Operações de Emergência da CETESB