Foi inaugurada, em 29.04, mais uma agência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, desta vez, na cidade de São Carlos. A cerimônia contou com a presença do secretário Xico Graziano.

A nova inauguração objetiva consolidar o modelo preconizado pela Lei Estadual 13.542, de 08 de maio de 2009, que reestruturou a CETESB e lhe conferiu novas atribuições no processo de licenciamento ambiental, ao incorporar as atividades exercidas pelos antigos Departamentos Estadual de Proteção de Recursos Naturais – DEPRN, de Uso do Solo Metropolitano – DUSM, e de Avaliação de Impacto Ambiental – DAIA.

O evento, contou com as presenças do Diretor de Licenciamento e Gestão Ambiental da CETESB, Marcelo de Souza Minelli, do prefeito Oswaldo Barba, além de diversas lideranças da comunidade local.

A nova agência, que contará com oito funcionários, será comandada pela arquiteta urbanista Wilma Barbieri e vai atender, além de São Carlos, os municípios de Ribeirão Bonito, de Ibaté, de Dourado, de Torrinha, de Brotas e de Itirapina.

Após a cerimônia de inauguração Graziano plantou uma árvore, no jardim da nova agência. A espécie escolhida foi uma araucária, também conhecida como pinheiro brasileiro, que é o símbolo da cidade de São Carlos, e que também se destaca das outras espécies brasileiras principalmente por sua forma original que dá às paisagens uma característica toda especial.

A cidade de São Carlos está localizada no interior do Estado, a uma distância de 231 quilômetros da Capital, e com uma população estimada em 221.000 habitantes, segundos dados do IBGE de 2009. O município é um importante centro regional industrial, com a economia fundamentada em atividades industriais e na agropecuaria, onde se destaca a produção de cana de açucar, laranja, leite e frango.

Após o plantio Graziano fez uma visita as novas instalações da agência, onde conversou descontraidamente com os funcionários.

O secretário aproveitou a sua presença na cidade e visitou, também, a Universidade de São Paulo – Campus São Carlos, onde conheceu uma nova tecnologoia de luminaria Led desenvolvida pelos pesquisadores da instituição.

Cristina Couto
Pedro Calado