A capacitação técnica da equipe de auditores da Fundação Vanzolini, responsável pela certificação ambiental para controle de poluição do Projeto Marinas, desenvolvido pela agência da Companhia Ambiental do estado de São Paulo – CETESB em Ubatuba, concluiu, em 30.04, as duas etapas do treinamento realizado no Tamoios Iate Clube e no Aquário de Ubatuba.

Para a certificação ambiental foi desenvolvido um Referencial Técnico, no qual estão estabelecidos todos os critérios, regras, exigências técnicas e procedimentos específicos para a certificação das instalações náuticas, uma iniciativa inédita no Brasil. A certificação, no entanto, é voltada unicamente para a gestão ambiental de controle de poluição, envolvendo tanto aspectos corretivos como preventivos, bem como a adoção de boas práticas de gestão e manejo, educação ambiental e comprometimento com o meio ambiente.

Segundo João Carlos Milanelli, gerente da Agência de Ubatuba, é considerada nesta certificação tanto aspectos construtivos de controle de poluição como procedimentos e posturas no cotidiano das empresas. Para os próximos meses será formalizado publicamente a abertura da certificação para as empresas interessadas em obter o certificado ambiental. As empresas como marinas, iate-clubes, estaleiros, postos flutuantes, garagens náuticas e oficinas náuticas podem solicitar voluntariamente a certificação, desde que tenham atendido as exigências técnicas da CETESB para controle de poluição, no escopo do Projeto Marinas. A certificação ambiental dispõe de três níveis distintos, devendo ser renovada anualmente.

Texto
Renato Alonso