Um acidente ferroviário ocorrido hoje, 06.08, em Brotas, com o descarrilamento de oito dos 42 vagões de uma composição da ALL Logística, provocou o vazamento de cerca de cem mil litros de óleo diesel. Técnicos das Agências Ambientais de Araraquara e São Carlos, da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, acionados por volta das 13h00, encontram-se no local orientando os trabalhos de recuperação do produto vazado.

O acidente, ocorrido próximo ao trevo de Brotas, provocou o rompimento de dois tanques onde se encontrava o combustível, que ficou contido em curvas de nível existentes ao longo dos trilhos, não tendo atingido nenhum corpo d’água. A ALL Logística, que opera a ferrovia, acionou uma empresa privada especializada em atendimento a emergências químicas para o trabalho de recuperação do combustível e remoção do solo contaminado.

A carga, procedente da Refinaria do Planalto – Replan, em Paulínia, destinava-se à Base de Distribuição de Combustíveis da Petrobras, em Bauru.

Os trabalhos deverão se estender pelos próximos dias. A CETESB vai elaborar um relatório sobre as causas do acidente e a extensão dos impactos sobre o meio ambiente, para definir as sanções a serem aplicadas à empresa.

Emulsão asfáltica

Um acidente na Rodovia Washington Luiz, na altura do km 435, em São José do Rio Preto, causou o derramamento de cerca de 30 mil quilos de emulsão asfáltica que, escorrendo por uma canaleta, atingiu o Córrego dos Macacos, afluente do Rio Preto, onde se localiza um ponto de captação de água para abastecimento público desse município. Por medida de precaução, a operação do sistema de captação foi suspensa.

Técnicos da Agência Ambiental de São José do Rio Preto, da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, acionados por volta das 5h40 desta sexta-feira, 06.08, pelo Corpo de Bombeiros, encontram-se no local acompanhando os trabalhos de remoção do produto retido nas canaletas.
Amostras de água foram coletadas para análise para avaliar a extensão do impacto do produto sobre a qualidade das águas desse rio.

O acidente foi decorrente de uma colisão do caminhão-tanque, pertencente à Transportes Monza Ltda., com um automóvel de passeio, resultando no rompimento de uma válvula de segurança. Além da CETESB e do Corpo de Bombeiros, foram acionados também a Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental, Serviço Municipal de Água e Esgoto – SEMAE e a Concessionária Triângulo do Sol.

Texto
Newton Miura