A partir de 1º de setembro, os municípios de Sertãozinho, Colina e Porto Feliz passam a expedir licenças ambientais, resultado dos convênios e do processo de treinamento oferecido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB. Já são 20 os municípios licenciadores no Estado de São Paulo, aumentando o controle sobre as fontes de poluição e degradação consideradas de impacto local.

“A inserção das prefeituras nos trabalhos de licenciamento e fiscalização, propicia um pouco mais de fôlego para as agências da CETESB acompanharem os impactos ambientais significativos e regionais de suas áreas de abrangência”, observa João Ricardo Guimarães Caetano, gerente da Divisão de Desenvolvimento e Planejamento da agência paulista.

Sertãozinho, com 109 mil habitantes, e localizado na região de Ribeirão Preto, concentra o maior polo de indústrias de equipamentos do setor sucro alcooleiro do país. Também na mesma região está o município de Porto Feliz, com várias indústrias metalúrgicas, químicas, de papel e celulose e têxteis. Já Colina, distante há 15 quilômetros do município de Barretos, surge como um polo industrial crescente, principalmente após a implantação da empresa de sucos cítricos Cutrale e a Companhia Energética São José, usina de açúcar e álcool e de co-geração de energia.

Neste início de semana, os técnicos da CETESB estarão iniciando o treinamento das prefeituras de Olímpia e Barretos, que em breve começarão a emitir suas licenças ambientais. Em novembro próximo, devem assinar convênios com a CETESB os municípios de São Bernardo do Campo, Cajamar, Osvaldo Cruz, Iguatá, Indaiatuba, Descalvado, Franca, Americana, Caraguatatuba, Mogi Mirim, Itatiba, Hortolândia, Santana do Parnaíba, além de Olímpia e Barretos.

Texto
Renato Alonso