Especialistas da CETESB atendem acidente automobilístico ocorrido na Via Anchieta

Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, da Agência Ambiental do ABC II e do Setor de Operações de Emergência, atenderam, em 28.09, um acidente automobilístico, envolvendo 11 veículos – 6 caminhões, 4 carros e uma moto – na Via Anchieta, altura do km 28, pista sentido Capital, em São Bernardo do Campo, com vazamento de óleo diesel e gasolina.

A operação, com a finalidade de evitar danos ambientais, contou, também, com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP e da concessionária Ecovias.

O acidente aconteceu em cima da Ponte do Riacho Grande, que passa sobre a represa Billings, e motivou o vazamento, em uma quantidade não estimada, de óleo diesel e gasolina, armazenados nos tanques dos veículos envolvidos.

O vazamento atingiu o sistema de drenagem de água pluvial da rodovia e acabou por chegar na represa, e por razões preventivas a SABESP paralisou, no ato, a captação da estação elevatória do Riacho Grande, que no momento já voltou a operar em sua capacidade normal.

O vazamento do combustível dos tanques foi contido e uma quantidade de escória granulada, utilizada em alto forno, que era transportada por um dos caminhões, que vinha da Usiminas de Cubatão e dirigia-se para a Votorantim, que caiu na pista foi recolhida.

Técnicos do Setor de Amostragem da CETESB também participaram do atendimento de emergência realizando coleta de amostra de água próxima à captação.