O curso “Prevenção, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres Químicos”, que o Setor de Operações de Emergência, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, ministra, desde 1999, em vários países, vai passar a ser oferecido também pela internet. O objetivo é capacitar um maior número de especialistas nos países da América Latina e do Caribe, para enfrentar situações de emergência com produtos químicos perigosos. O curso, gratuito, está disponível para os interessados no endereço http://www.bvsde.paho.org/cursode/p/index.php, em Português e Espanhol.

Lançado, em 27.09, na CETESB, o Curso de Autoaprendizagem Prevenção, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres Químicos, desenvolvido pelos técnicos do Setor de Operações de Emergência, é resultado de uma parceria entre a CETESB, Organização Pan-Americana de Saúde-Organização Mundial da Saúde OPS-OMS e os ministérios da Saúde do Brasil e da Argentina.

Segundo o gerente Jorge Nobre Gouveia, do Setor de Operações de Emergência, da Diretoria de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental, a CETESB vem realizando cursos sobre atendimentos a acidentes com produtos químicos desde 1999, inicialmente na própria empresa e depois, a pedido da OMS, em outros países. “De 2003 em diante, realizamos onze cursos em países da América Latina e Caribe”, informou e lembrou que a CETESB é, desde 1992, centro colaborador da OPAS-OMS nessa área.

A solenidade de lançamento do curso contou com as presenças da diretora de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental da CETESB, Ana Cristina Pasini da Costa, e do gerente do Departamento de Qualidade Ambiental, Carlos Lacava, além de Enrique Gil, representante da OPAS no Brasil, Diego Gonzáles Machin, coordenador da Unidade de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental da OPAS, e Aramis Cardoso, do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalho, do Ministério da Saúde.

O curso, que tem a finalidade de proporcionar elementos teóricos e práticos, além dos meios para a implementação de ações de prevenção e combate as situações de emergência, destina-se aos profissionais que atuam na área. O programa é dividido em cinco módulos que abordam temas como plano de ação de emergência, atuação integrada de emergência com instituições públicas e privadas, aspectos ambientais das emergencias, ações para a preparação do setor de saúde, noções básicas de toxicologia, equipamentos de proteção pessoal e de monitoramento, descontaminação e outros. Trata, ainda, de questões como terrorismo químico e comunicação de risco, além de apresentar estudos de casos práticos.

Ao longo do curso, são apresentados exercícios que os alunos deverão responder para alcançar as etapas seguintes. Ao final, quem responder com acerto a 75% das perguntas terá direito ao certificado oferecido pela OPAS. Os conhecimentos adquiridos podem ser aperfeiçoados, para isso o interessado disporá de um mecanismo interativo de intercâmbio de informações no endereço www.bvsde.paho.org/requilac/p/requilac.html mantido pela Rede de Emergências Químicas para América Latina e Caribe – REQUILAC.

Os técnicos do Setor de Operação de Emergência, envolvidos na produção e formatação do curso, são: Anderson Pioli, engenheiro, Agnaldo Ribeiro Vasconcellos, químico, Carlos Ferreira Lopes, biólogo, Edson Haddad, químico, Íris Regina Poffo, bióloga, Jorge Luiz Nobre Gouveia, químico, Marco Antonio José Lainha, técnico, e Mauro de Souza Teixeira, advogado e técnico. O trabalho contou ainda com a colaboração de especialistas de outros órgãos do Brasil e de outros países.

Texto
Newton Miura
Fotografia
Pedro Calado