As prefeituras conveniadas com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB para o licenciamento e a fiscalização de empreendimentos de exclusivo impacto local cumprirão um programa permanente de capacitação em diversas áreas, para que seus técnicos possam adquirir especialização necessária para exercerem o trabalho com maior competência no setor.

O programa teve início, na semana passada, na Agência Ambiental de Campinas, quando nove prefeituras participaram de um curso sobre Avaliação de Níveis Sonoros, a cargo de Renata Vieira Souto e João Luiz do Nascimento ,do Setor de Ar, Ruído e Vibrações da CETESB. Participaram representantes das prefeituras de Hortolândia, Valinhos, Atibaia, Itatiba, Ribeirão Preto, Tatuí, Porto Feliz, Rio Claro e Bertioga. Hortolândia, mesmo ainda não tendo assinado convênio com a Agência, fez questão de enviar um técnico para participar do curso.

“O treinamento teve como objetivo apresentar um painel da questão de avaliação de níveis sonoros, suas características e as orientações possíveis para atuação da fiscalização das prefeituras”, comentou João Ricardo Guimarães Caetano, responsável pela Divisão de Desenvolvimento e Planejamento da CETESB.

Está programado para os dias 7 e 8 de dezembro próximo uma nova rodada de treinamento, na mesma Agência de Campinas, com participação confirmada de representantes das prefeituras de São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Preto, Americana, Araraquara e Campinas. Ao todo, 35 prefeituras que já assumiram oficialmente o licenciamento ambiental no Estado de São Paulo.

Texto: Renato Alonso
Fotografia: Divulgação