A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB esteve representada no XXXII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS, realizado entre os dias 07 e 11 de novembro, em Punta Cana, na República Dominicana, no Caribe.

Além das apresentações de cinco representantes da Companhia, paralelamente a CETESB montou um estande na ExpoAIDIS, uma feira que reúne instituições, prestadores de serviço e representantes de entidades do continente americano, apresentando soluções e divulgando informações sobre o mercado ambiental e sanitário para divulgação de suas informações.

A AIDIS é uma sociedade civil técnico-científica sem fins lucrativos, que congrega as principais instituições de profissionais e estudantes das três Américas que se dedicam à preservação ambiental, à saúde e ao saneamento. Sua fundação ocorreu em 14 de abril de 1948 e representou um marco importante para o setor. A AIDIS foi criada sete dias após a fundação da Organização Mundial da Saúde – OMS. Desde então, mantém estreita colaboração com essa entidade, o que garante reconhecimento e representações nas assembléias e comitês executivos tanto na OMS como também na Organização Panamericana da Saúde – OPS. A associação contempla 32 países das Américas e do Caribe. Atualmente, possui 32 mil associados em suas 24 seções nacionais. A coordenação destas atividades ocorre através das 20 Divisões Técnicas.

As representantes da CETESB no evento foram a psicóloga Fátima Aparecida Carrara, gerente do Departamento de Cooperação Internacional, que falou sobre “O papel da Agência Ambiental do Estado de São Paulo”; a bióloga Claudia Condé Lamparelli, que expôs o tema “Monitoramento da qualidade das águas recreacionais e estudo epidemiológico em praias do Estado de São Paulo”; a bióloga Iris Regina Fernandes Poffo, do Setor de Operações de Emergência, que falou sobre a “Prevenção e gestão de acidentes ambientais em portos e terminais petroquímicos”; a engenheira Gabriela Sá Leitão de Mello, da Agência Ambiental do ABC II, que apresentou o tema “Estudo das variáveis de qualidade utilizadas para medir matéria orgânica em corpos de água doce”; e a bióloga Ana Paula Guarnieri Christ, do Setor de Microbiologia e Parasitologia, com a exposição da “Avaliação da eficácia de quatro estações de tratamento de esgoto na remoção de indicadores microbianos”.

Fátima Carrara fez questão de enfatizar que “considerando a relevância das relações mantidas entre as duas instituições, a AIDIS ofereceu graciosamente à CETESB, na ExpoAIDIS, o estande de número 01 na feira, para a divulgação de material informativo da Companhia, durante toda a realização do evento”.

Conheça mais sobre os trabalhos da AIDIS e o congresso no site AIDIS.

Texto
Mário Senaga
Fotografia
Divulgação / José Jorge