Diversas informações reunidas desde 2003 pelos especialistas da Divisão de Toxicologia, Genotoxicidade e Microbiologia Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, por conta da necessidade de atendimento as demandas internas de informações toxicológicas de contaminantes ambientais, estão agora disponíveis aqui.

De acordo com Rúbia Kuno, gerente da Divisão, desde a década de 1970 a CETESB possui uma área de toxicologia ambiental encarregada de fornecer informações sobre os efeitos dos contaminantes ambientais na saúde humana. Realiza estudos que avaliam a exposição da população geral a substâncias químicas em áreas potencialmente contaminadas, e, esses estudos, juntamente com outros, são utilizados no diagnóstico da qualidade ambiental e subsidiam as ações de controle da CETESB.

Conforme a especialista, o intuito de disponibilizar o banco de dados na internet foi justamente o de permitir que as informações especializadas utilizadas internamente, porém de interesse geral, por envolver substâncias químicas tão presentes no dia a dia, pudessem ser acessadas pelo maior número de interessados, até porque existem poucas fontes de dados desse tipo em português.

Assim, as Fichas de Informação Toxicológica – FIT elaboradas pelos técnicos da Divisão passaram por uma reformulação do seu conteúdo, texto e “layout”, para facilitar o entendimento. Inicialmente, são 33 “fichas”, correspondentes a 33 substâncias químicas, como acetona, GLP (gás de cozinha), mercúrio, ácido sulfúrico e cloro, contendo informações resumidas de usos e ocorrência no ambiente, comportamento nos meios (água, ar e solo), toxicidade e legislação pertinente.

Também estão disponibilizadas 27 Folhas de Informação sobre Exposição Ambiental – FIEAs, que abordam, de forma simples, os mais diversos temas relacionados com ambiente e saúde, publicados por organizações nacionais e internacionais. Destacam-se, entre outros, os temas referentes a “Mulheres – Saúde”, “Calor excessivo – terceira idade”, “Diabetes”, “Pragas domésticas” e “Ambiente – doença pulmonar”.

Para Rúbia Kuno, na medida do possível, outros contaminantes serão incluídos no banco, de forma a configurar uma base de dados de acesso rápido e resumida.

Texto – Mário Senaga