Moradores do bairro Vista Verde, próximo da Refinaria da Petrobrás Henrique Lage – REVAP, na cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, denunciaram na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, em 30.03, a presença de fuligem no ar, nas áreas externas das residências e nos veículos estacionados na região.

Devido ao fato, técnicos da Companhia procederam a uma vistoria na refinaria. Ficou constatado, durante a inspeção, que o material particulado que atingiu as redondezas foi emitido por um dos reatores da unidade de produção de coque, tipo de carvão derivado do petróleo.

De acordo com informações da refinaria a emissão ocorreu por volta das 07h30, na fase de descoqueamento, processo em que o maciço de coque passa por um corte, por água, em alta pressão. Só que quando o líquido foi aplicado, uma parte do produto ainda estava quente, o que motivou a saída de fuligem para a atmosfera.

Os técnicos da CETESB informaram que não houve dano no reator da refinaria e continuam no local para buscar o motivo da falha nos sensores que monitoram o aparelho, que não identificaram a alta temperatura no momento da operação.

Em função do episódio, foram registradas na Agência Ambiental de São José dos Campos aproximadamente 27 reclamações da comunidade local. A CETESB está avaliando o ocorrido para aplicar as devidas sanções administrativas, para a REVAP, previstas na Legislação Ambiental.

Texto – Ana Paula Machado.