O município de Jaboticabal, na região nordeste do Estado, agora conta com um equipamento de monitoramento de qualidade do ar da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.
Em 02.05, com a presença do presidente da Companhia, Otavio Okano, foi inaugurado o amostrador manual de partículas inaláveis – MP10, junto às instalações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saaej, localizado à Rua Jornalista Cláudio Luiz Berchieri, 345, no Jardim Santa Mônica.
A iniciativa que culminou na instalação do amostrador partiu da Agência Ambiental de Jaboticabal, que fez a solicitação ao Setor de Amostragem e Análise do Ar, área subordinada à Diretoria de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental da CETESB, sediada na capital. “Solicitamos a avaliação do setor, para verificação de viabilidade de implantação de um amostrador tipo OMS/OPS, em função do número de reclamações de poluição do ar no inverno”, conta o gerente da Agência de Jaboticabal, Amauri da Silva Moreira – a estação OMS/OPS é utilizada para determinação de concentração de fumaça na atmosfera.
No entanto, de acordo com Amauri, por ocasião da vistoria, os especialistas do setor, entre eles Jesuíno Romano e Cristiane Lopes, com base em sua experiência e na constatação da intensa atividade agrícola canavieira exercida no entorno da cidade, o que inclui as queimadas, a colheita da cana crua e o intenso tráfego de caminhões em estradas de terra, além das “queimadas urbanas”, da concentração de fundições e de indústrias de adubo e cerâmicas na região, concluíram que seria mais apropriado um amostrador de MP10, visando o monitoramento de poeira inalável.
Conforme os técnicos, as partículas menores que 10 µm (mícrons) em suspensão na atmosfera são denominadas partículas inaláveis, sendo provenientes, entre outros, de processos industriais, dos veículos automotores, das queimadas e da ressuspensão da poeira do solo.
Para o presidente Otavio Okano, a instalação do equipamento permitirá avaliar os níveis deste poluente aos quais a população está exposta, assim como criar uma base de dados que permitirá avaliar tendências da qualidade do ar, auxiliando no desenvolvimento e priorização de ações de controle, desta forma contribuindo para uma melhor qualidade ambiental.
Estiveram também presentes, ao evento de inauguração, o prefeito municipal José Carlos Hori, o presidente do Saaej, Paulo César Polachini, e o gerente do Departamento de Gestão Ambiental II da CETESB, Laercio Vechini, além de outras autoridades municipais, representantes de órgãos do Estado e da iniciativa privada.
Texto: Mário Senaga