Técnicos da Agência Ambiental de Cubatão, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB atenderam, em 24.05, um acidente na altura do km 46 da Via Anchieta, num trecho em curva, onde um caminhão-tanque tombou ocasionando o derramamento de cerca de cinco mil litros de acetato de vinila na pista. Parte do líquido, que desceu pelo sistema de drenagem de águas pluviais, atingiu o Rio Pilões.
O veículo pertencente à Tropical Transportes Ipiranga Ltda., com sede em São Caetano do Sul, foi carregado com 15 mil litros do produto no terminal da Ageo Terminais e Armazéns Gerais, no Porto de Santos. O acetato de vinila é um composto orgânico líquido incolor com um odor pungente.
Os técnicos da CETESB, que foram acionados pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 5h15, se deslocaram até o local e orientaram o trabalho de contenção do produto por meio de um dique de terra. O transbordo, dos quase dez mil litros de acetato de vinila que permaneceram no veículo, foi feito com a utilização de uma bomba pneumática para outro veículo da própria transportadora.
Em vistoria nas áreas próximas ao acidente não foram verificadas alterações significativas no meio ambiente, como a morte de peixes ou odor característico. Amostras de água do Rio Pilões foram coletadas para análise nos laboratórios da agência ambiental.
Por medida de precaução, a Estação de Tratamento de Água – ETA Pilões, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, que atende a Região Metropolitana da Baixada Santista, teve seu funcionamento paralisado até o destombamento da carreta.
No momento, as equipes presentes no local do acidente estão aguardando a chegada de um guindaste para retirada do veículo.
Texto: Ana Paula Machado