O prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello, esteve hoje (19/7) na sede da CETESB, na capital, protocolando o Relatório Ambiental Preliminar (RAP) solicitado pela agência, para o licenciamento do novo aterro sanitário do município. Milton Carlos, que veio acompanhado pelos deputados estaduais Mauro Bragato e Ed Thomas e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Luiziari Gomes, foi recebido pelo presidente em exercício, Nelson Bugalho e pelo coordenador do Município Verde e Azul, Mauro Haddad.

O empreendimento ocupará uma área de 243 mil metros quadrados e será construído ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto do Limoeiro, operada pela Sabesp. De acordo com o projeto apresentado, todo o chorume gerado pelo aterro será tratado antes de ser enviado para a ETE da Sabesp. “Tomamos todo o cuidado, na concepção deste projeto, para garantir a segurança e as condições ambientais adequadas do empreendimento”, assegurou o prefeito Milton Carlos.

O antigo lixão, que se encontra ainda em operação através de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC assinado com o Ministério Público em 2008, vem sendo monitorado pela CETESB, que acompanha o cumprimento das exigências contidas no acordo, tais como, a retirada dos catadores, o cercamento do seu entorno, a disposição do lixo em uma única frente de trabalho e o armazenamento do chorume em lagoas para posterior envio à Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp.

Texto: Renato Alonso