No que depender da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, os municípios paulistas podem contar com todo o apoio para aprimorar suas ações em prol do meio ambiente. Essa cooperação por parte dos órgãos estaduais ambientais foi destacada pelo secretário estadual do Meio Ambiente Bruno Covas e pelo presidente da CETESB, Otavio Okano, na abertura do Encontro Estadual da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente – ANAMMA São Paulo.

O evento, que acontece nos dias 26 e 27 de julho, no auditório da Universidade Livre do Meio Ambiente e de Cultura de Paz – UMAPAZ, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, no Parque do Ibirapuera. Secretários municipais de meio ambiente de várias prefeituras de São Paulo e também de outros estados, como Rio Grande do Sul, Pernambuco e Goiás, e ambientalistas participam do encontro.

Na mesa de abertura, estiveram presentes ainda o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, o presidente da ANAMMA Nacional, Mauro Buarque, o diretor do Departamento de Ambiente Urbano do Meio Ambiente, Silvano Silvério da Costa, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Beto Trícoli, a vice-presidente da ANAMMA Sudeste e secretária municipal de Meio Ambiente de Sorocaba, Jussara Carvalho, e o secretário do Verde e Meio Ambiente do município de São Paulo, Eduardo Jorge.

Bruno Covas ressaltou a importância da parceria entre Estado e municípios. “A descentralização da gestão ambiental paulista, por meio do Município Verde Azul, tem fortalecido as ações locais. Cada iniciativa local gera um resultado para o estado todo. A SMA está à disposição para apoiar as ações municipais em benefício do meio ambiente”, ressaltou o secretário.

Por seu lado, o presidente Okano também ofereceu a colaboração da agência ambiental paulista: “A CETESB está de portas abertas para parcerias com as instituições municipais”, afirmou.

Todos os presentes à abertura enfatizaram o papel de vanguarda e de modelo, no país, representado pelo Governo do Estado de São Paulo, com relação às ações e políticas relativas às mudanças climáticas e aos resíduos sólidos que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos.

Nesse sentido, também para compartilhar das experiências conduzidas pelo Governo do Estado, especialistas da SMA e da CETESB estão participando ativamente dos vários painéis programados para o evento: “Mudanças Climáticas – Estratégias Municipais para Adequação e Mitigação das Áreas Vulneráveis” – Oswaldo Lucon, da SMA; “Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos” – André Kovacs, da Coordenadoria de Planejamento Ambiental da SMA; e “Gestão Municipal Descentralizada e Licenciamento Ambiental” – Geraldo Amaral, diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da CETESB; Mauro Haddad, gerente do Projeto Município Verde Azul, da SMA; e Denise Taffarello, da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da SMA.

Texto: Mário Senaga