Cetesb capacitará estados em gestão de áreas contaminadas por postos de combustíveis

A CETESB foi convidada pela Abema – Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, para ministrar um curso de gestão em áreas contaminadas por postos de combustíveis, destinado a órgãos estaduais e municipais de meio ambiente de vários estados e municípios brasileiros. Programado para os dias 29 e 31 de agosto, na cidade do Recife, a capacitação será ministrada pelo gerente do Setor de Gestão de Recursos para Investigação e Remediação de Áreas Contaminadas, Rodrigo Cunha.

A agência paulista tem vasta experiência em gestão de áreas contaminadas e desenvolve o Programa de Gerenciamento de Áreas Contaminadas com Base no Risco, conhecido como PIA, ligado à Câmara Ambiental do Comércio de Derivados de Petróleo. Esse programa visa minimizar os riscos a que estão sujeitos a população e o meio ambiente, em virtude da existência de áreas contaminadas.

Foram convidados a participar da capacitação todos os Estados associados à Abema, assim como representantes das cidades do Recife e Petrolina, as quais mantém um convênio de cooperação técnica com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) de Pernambuco. Também foram convidados representantes dos Ministérios Públicos Estaduais, além da Associação de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma). O apoio é do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) e da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis).

“É de fundamental importância a capacitação dos operadores ambientais, considerando a necessidade do exercício do controle ambiental mais efetivo no que se refere a essa tipologia”, comentou o presidente da Abema e diretor-presidente da CPRH, Hélio Gurgel, que em julho esteve reunido em São Paulo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas e o presidente da CETESB, Otavio Okano, estabelecendo uma parceria estratégica voltada à execução de ações conjuntas entre as duas agências ambientais, principalmente na área de capacitação técnica.

Texto: Assessorias de Imprensa Cetesb e Abema