Técnicos do Departamento de Áreas Contaminadas, do Setor de Atendimento a Emergências e da Agência de Santana, da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, estiveram hoje, 20/09, vistoriando o Shopping Center Norte, na zona norte da capital, e constataram o não atendimento à exigência de instalação do sistema de extração de gases, visando afastar o risco potencial de explosão na área do empreendimento. Por isso, a CETESB manteve a aplicação de multa diária, no valor correspondente a R$ 17.450,00, que se iniciou ontem, 19/09.

Os técnicos da CETESB procederam a medições em redes subterrâneas, lojas e poços de monitoramento de gases nos corredores internos do centro de compras e lazer. Realizaram o monitoramento de índices de explosividade e encontraram índices de 100% do Limite Inferior de Inflamabilidade em vários pontos de monitoramento, incluindo uma pilastra no meio dos corredores internos do shopping, junto a uma tomada de energia elétrica, que motivou o imediato desligamento da energia e a instalação de um sistema de exaustão para diminuir a concentração de gases.

A aplicação da multa diária, válida pelo período de 30 dias, teve início ontem, 19/09, e persistirá até que a direção do Shopping atenda às exigências da CETESB, que consistem não só na implantação do sistema de extração dos gases, como também na complementação da investigação detalhada e da avaliação de risco nas áreas do Center Norte, Lar Center e supermercado Carrefour, e, ainda, implementar os Planos de Monitoramento, de Comunicação e Gerenciamento do Risco e Contingência.

Texto: Mário Senaga