O vice presidente da CETESB, Nelson Bugalho, participou do evento paralelo“Financing climate action at sub-national level” organizado pela Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável e o Grupo do Clima, duas organizações que congregam estados subnacionais voltadas ao debate ambiental e climático. O evento ocorreu dia 7/12, no mesmo local onde estão sendo realizadas a Conferência das Partes da Convenção do Clima – COP 17 e a Conferência da Reunião das Partes do Protocolo de Kyoto – CMP 7, realizadas em Durban na África do Sul.
Este evento paralelo teve o objetivo de debater as políticas e mecanismos estaduais de mitigação de mudanças climáticas, voltados para estimular iniciativas para a economia verde nos estados. Também contou com intervenções do setor financeiro. Ocorreu um debate muito intenso sobre o escopo e as condições de acesso para utilização deste tipo de financiamento para iniciativas do setor privado e público. As apresentações foram realizadas por: Dominique Ramard, Vice Presidente para Meio Ambiente e Energia da Bretanha (França); Farnarra Sarr, Vice Presidente de Fatick (Senegal); Stewart Stevenson, Ministro para Meio Ambiente e Mudança Climática de Scotland (Escócia); Terry Lake, MInistro para Meio Ambiente da Columbia Britânica (Canadá); Philppe Henry, Ministro para Meio Ambiente, Planejamento e Mobilidade de Wallonia (França); Josep Enric Rabaglliati, Secretário para Meio Ambiente e Sustentabilidade, Catalônica (Espanha); Marta Marina, Delegada do Governo da Comunidade Européia, País Basco (Espanha); Nelson Bugalho, Vice Presidente da Agência Ambiental do Estado de São Paulo, CETESB (Brasil); Steven Gray, Vice Presidente de Mudança Climática da Capital; e Nicholas Chung, Gestor de Invnestimento Senior Cdc Climat.

Em sua palestra, o representante do governo paulista, Nelson Bugalho, apresentou os resultados da CETESB no esforço de mapeamento das emissões em São Paulo e a ação da agência de desenvolvimento para a economia verde do Estado, a Nossa Caixa Desenvolvimento, com disponibilidade recente para fundos para projetos que impulsionem a economia do estado rumo à baixa emissão de carbono; além disso, foi relatada a experiência do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP), com recursos para a melhoria de gestão dos aterros do estado, entre outros. Também estiveram presentes ao debate a diretora de Avaliação de Impacto Ambiental da CETESB, Ana Cristina Pasini da Costa; o assessor da Secretaria do Meio Ambiente, Oswaldo Lucon; Ana Paula Fava, assessora internacional da Secretaria de Meio Ambiente; e a secretária do Programa de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo, PROCLIMA, Josilene Ticianelli Vannuzini Ferrer.