Nos últimos anos os investimentos financeiros aplicados no setor de petróleo e gás natural estão aumentando em nosso país. A descoberta de novas fontes de energia impulsiona este ramo de atividade. Como não poderia deixar de ser, os acidentes envolvendo produtos químicos se tornaram uma preocupação nas empresas que lidam com a exploração e distribuição dos produtos advindos do petroleo.

Uma parceria, entre a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB e a Petrobras S/A, iniciada em abril de 2010, prevê, entre outros itens, que os técnicos da Agência Ambiental Paulista ministrem cursos, de sua agenda livre, para representantes da companhia de petróleo. Entre os cursos aplicados está o de Atendimento a Emergências Químicas, que aconteceu entre os dias 27 e 30 de agosto, na sede da Agência, na capital.

Para o Engenheiro Bruno Righi, da Petrobrás Distribuidora do Estado de Santa Catarina, presente no curso, “a oportunidade é de aprendizado”. Funcionário do Setor de Produtos Químicos, Bruno salienta que o curso, em sua parte prática, leva os participantes a vivenciarem situações de riscos, que podem ocorrer na sua rotina de trabalho. “Agora, me sinto confiante para gerenciar possíveis emergências em meu setor.”

Em seus quatro dias de curso, num total de 32 horas, divididas em aulas teóricas e práticas, os 38 representantes da Petrobras, vindos de diversos Estados como Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ceará e Bahia, adquiriram conhecimentos sobre o atendimento a ocorrências envolvendo substancias químicas.

Para Iris Regina Fernandes Poffo, do Setor de Atendimento a Emergência da CETESB, um ponto importante a ser frisado é a parceria que surge entre os técnicos das duas empresas após o curso. “Depois das aulas o trabalho se desenvolve mais facilmente. Na ocorrência de uma emergência real, os envolvidos no atendimento já conhecem os procedimentos que serão aplicados.”

Um ponto alto do curso, na sua parte prática, é a montagem de um cenário que simula a ocorrência e o atendimento a uma emergência envolvendo produtos químicos. O treinamento foi realizado em um porão, localizado em um dos prédios da CETESB. O local representava uma área onde produtos químicos estavam armazenados. Os técnicos da Petrobras vivenciaram os momentos de tensão que envolvem uma situação de emergência, em todos os seus processos, como identificação do produto e cuidados ambientais.

Os participantes receberam, também, informações sobre os cuidados que devem ter com sua segurança. Para o médico Gabriel Rabello, da Petrobrás do Rio de Janeiro, participar do simulado de emergência foi gratificante. “Integrar o trabalho do médico ao atendimento da ocorrência é uma das etapas importantes no processo. Depois do simulado me sinto apto para desenvolver o trabalho com minha equipe.”

Para Jorge Luiz Nobre Gouveia, gerente do Setor de Atendimento de Emergências da CETESB, mais uma missão foi vencida. “Nos quatros dias de curso os técnicos da CETESB transferiram conhecimento sobre substâncias perigosas, incluindo técnicas de avaliação, combate e monitoramento de produtos químicos. Além de monitorarem, em aula prática, as ações emergências”.

Texto: Cristina Couto