O presidente da CETESB, Otavio Okano, participou no domingo, 2/9, da comemoração dos 50 anos de fundação da Associação Nagasaki Kenjin do Brasil, entidade que reúne cerca de 300 membros da comunidade oriunda dessa província japonesa e seus descendentes.

Okano, representando o governador Geraldo Alckmin, fez um pronunciamento acerca da importância das relações entre o Brasil e o Japão, não apenas nos aspectos políticos e econômicos, mas principalmente no intercâmbio cultural e tecnológico. “A CETESB, empresa na qual trabalho há 34 anos e da qual sou atualmente o presidente, mantém há cerca de 25 anos uma histórica e produtiva parceria com o governo japonês”, explicou.

“Por intermédio da Japan International Cooperation Agency, a JICA, a CETESB já promoveu a capacitação de mais de 100 técnicos em instituições japonesas, além de receber a visita de especialistas em diversas áreas, implementando uma parceria fundamental para que nossa companhia figure como uma das mais importantes agências ambientais do mundo”, disse.

O presidente da CETESB ressaltou ainda os programas de saneamento básico financiados pelo governo japonês, promovendo o aporte de recursos não somente financeiros, mas também tecnológicos.

A solenidade contou com as presenças do governador da Província de Nagasaki, Hodo Nakamura, prefeito da cidade de Nagasaki, Tomihisa Taue, presidente da Assembleia Legislativa de Nagasaki, Toshikzu Watanabe, além de deputados, vereadores e outras autoridades japonesas. Estavam presentes ainda o presidente da Associação Nagasaki Kenjin do Brasil, Hiroshi Kawazoe, e do vice-presidente da entidade, Kunihiko Kurisaki, funcionário da Divisão de Engenharia e Manutenção da CETESB.

Kunihiko, nascido em Nagasaki, veio ao Brasil em 1957, aos dez anos de idade, radicando-se no Município de Salesópolis, no Alto Tietê. Membro ativo da Associação Nagasaki Kenjin do Brasil, Kunihiko, fluente em Japonês, atuou como mestre de cerimônia na solenidade apresentando os convidados e traduzindo as falas.
Os participantes abordaram com ênfase a questão da paz no mundo, recorrendo sempre ao exemplo das bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945, provocando a maior catástrofe registrada pela história.

Este foi também o mote da apresentação dos alunos da Escola Estadual Província de Nagasaki, escola pública localizada no Jardim Brasil, na Zona Norte da Capital, que entoaram várias canções japonesas, como a “Sinos de Nagasaki”, que sensibilizaram os visitantes japoneses que subiram ao palco para cantar junto com as crianças . Segundo a diretora Andréa Assis dos Santos, por iniciativa própria a direção da escola adotou a questão da paz e da violência no mundo em suas ações pedagógicas.

Esta iniciativa deverá gerar uma parceria entre a escola e a associação, o que, na opinião da diretora, deverá ser muito proveitoso para os alunos.