A Câmara Ambiental do Comércio de Derivados de Petróleo definiu a data da eleição do seu novo presidente para o mandato 2012-2014. Esta decisão foi tomada na última reunião plenária que aconteceu na CETESB no dia 19/09, em respeito ao disposto no Regimento das Câmaras Ambientais do Estado de São Paulo.
A votação acontecerá na próxima reunião plenária da Câmara que se realizará em 24/10, às 14 horas, na sala do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA, localizada na sede da CETESB, em São Paulo. Os candidatos se apresentarão na ocasião e os membros efetivos que deverão votar são representantes de entidades como SINCOPETRO, SINDICOM, SINDTRR, SINDCOMB RESAN, RECAP, entre outras.
As Câmaras Ambientais são fóruns colegiados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, constituídos no âmbito da CETESB, de caráter consultivo e têm como meta promover a melhoria da qualidade ambiental, por meio da interação entre o poder público e os setores produtivos e de infra-estrutura do Estado de São Paulo.
Compostas por dez membros do setor produtivo e seis membros do sistema ambiental, as Câmaras Ambientais do Estado de São Paulo têm cada uma, o seu presidente, cargo este sempre ocupado por um membro efetivo, representante do setor produtivo, durante um mandato de dois anos, podendo ser reeleito uma única vez por igual período consecutivo de dois anos. Isto está determinado no Regimento Interno das Câmaras cujo cumprimento é observado pela Diretoria da CETESB.
Nesse sentido, a maioria das 16 Câmaras Ambientais em atividade deverá convocar suas eleições nos próximos meses, dentro de um processo participativo que garanta a representatividade dos setores envolvidos e a transparência na atuação das mesmas.