O presidente da Câmara Ambiental de Mineração, Marcelo Rodrigues Sampaio, esteve na CETESB no dia 27/11/2012, reunindo-se com o presidente Otavio Okano, para a entrega das propostas de formação de quatro Grupos de Trabalho, em atendimento ao Art. 16 do Regimento Interno das CAs que determina processo de aprovação dos projetos a serem desenvolvidos nos GTs.

Os projetos apresentados objetivam a revisão de Resoluções e Normas Técnicas relativas aos métodos de extração mineral, bem como a elaboração de Norma para desmonte por explosivos. As propostas foram encaminhadas para análise das Diretorias e áreas técnicas da CETESB, que deverão designar técnicos para comporem as equipes dos GTs, caso sejam aprovados. De acordo com os cronogramas apresentados, todos os produtos deverão estar finalizados em dezembro de 2013.

Marcelo Sampaio foi eleito presidente da CA Mineração recentemente e já imprimiu sua marca de dinamismo, acelerando o processo de elaboração dos projetos, estabelecendo uma agenda para 2013 de grande importância para o setor minerário e para o setor ambiental.

Com a eleição do novo presidente, a CA Mineração também recompôs seu quadro de membros efetivos que agrega importantes instituições como a própria CETESB, o Instituto Geológico e a Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O setor produtivo é representado pelas entidades ABCP, AMAVALES, ANFACER/SINDEXMIN/ABC, ASPACER, COMIN da FIESP, SNIEE, SINDIPEDRAS, SINDAREIA, SINDEX e SIR.