O Comitê de Implantação do Plano de Área do Porto Organizado de São Sebastião, realizou nos dias 7 e 8 de agosto, o segundo treinamento sobre ações de preparação e combate a incidentes de poluição por óleo no mar, coordenado conjuntamente pela CETESB e Ibama.

Este encontro técnico contou com a presença de mais de 40 participantes, representando as Secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil das prefeituras dos quatro municípios do Litoral Norte, integrantes do Conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) Marinha, do Corpo de Bombeiros, da Cia. Docas de São Sebastião, Dersa e Terminal Aquaviário da Transpetro (TEBAR) .

Durante as palestras, biólogos do Setor de Atendimento a Emergências da CETESB, discorreram sobre a importância da comunicação no plano de ação de emergência, bem como a organização do comando unificado e avaliação preliminar do cenário acidental, para o bom desencadeamento das ações de resposta. Na segunda parte foram contemplados os procedimentos recomendados pelos órgãos ambientais para contenção e recolhimento das manchas de óleo nos ambientes costeiros, tais como mar, praias, costões e manguezais.

Os presentes tiveram ainda oportunidade de colocar em prática os conhecimentos recebidos em dinâmicas de grupo. Estas atividades práticas contemplaram o uso de Cartas de Sensibilidade Ambiental, identificação e classificação de petróleo e derivados, reconhecimento de manchas de óleo no mar e nas praias. Houve também demonstração de equipamentos usados pela Transpetro nas ações de resposta. O treinamento e capacitação ocorreu nas dependências da Delegacia da Capitania dos Portos e possibilitou maior entrosamento entre instituições envolvidas, o que na avaliação dos coordenadores, será muito benéfico para atividades futuras.

O curso foi muito bem avaliado pelos participantes e, entre as sugestões apresentadas, constam a organização de outros cursos e de exercícios simulados. Segundo os técnicos da CETESB, o evento atingiu o objetivo proposto de aproximar as diferentes instituições que poderão integrar as ações de preparação, prevenção e resposta a incidentes envolvendo poluição por óleo no mar nesta região.

Os trabalhos de implantação do Plano de Área do porto vêm sendo coordenados conjuntamente pelo Ibama e pela CETESB, desde 2009, reunindo a Cia Docas de São Sebastião, a Dersa – que responde pela travessia das balsas São Sebastião/Ilhabela – e a Transpetro – Terminal Aquaviário de São Sebastião (TEBAR), com acompanhamento da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião. A revisão deste Plano e a elaboração do regimento interno deverão estar concluídas pelas empresas até outubro de 2013 .