O Laboratório de Cubatão é o primeiro no país a obter acreditação para coleta e análise de areia, junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO. Em outras palavras, isso quer dizer que essa unidade laboratorial atende a requisitos previamente definidos, reunindo as condições necessárias para realizar, com segurança, procedimentos de determinação de Coliformes Termotolerantes utilizando o Meio A1 e de Enterococos utilizando os Meios Azida Dextrose, Ágar Bile-esculina/Azida Sódica e BHI 6,5% NaCl, ambos em amostras de areia de praias.

Os 14 técnicos, estagiários e demais funcionários do laboratório comemoraram essa conquista, que demandou aproximadamente dois anos de muito trabalho para o desenvolvimento de procedimentos internos baseados em metodologias internacionais, realizando uma longa série de “testes com padrões e cálculos de incerteza de medição”.

Segundo o gerente do laboratório, Luciano da Silva Cândido, os funcionários receberam a notícia da extensão da acreditação “com o entusiasmo peculiar de quem tem seu trabalho reconhecido após grande empenho e dedicação”. A auditoria do INMETRO ocorreu em março de 2013 e, após avaliação de toda a técnica de análise e documentação pertinente, a acreditação foi concedida no dia 22 de julho passado.

A gerente do Departamento de Laboratórios Descentralizados, da Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental, Lygia Ribeiro Ferreira, também comemorou a conquista com muito entusiasmo. Lygia dirigiu essa unidade por vários anos, tendo iniciado o processo de obtenção da acreditação. “É uma imensa satisfação”, disse, enfatizando que esse laboratório “é, provavelmente, o primeiro no país a conseguir esse reconhecimento para coleta e análise de areia, visando estudo da qualidade das praias”.

A extensão da acreditação, vale também para os seguintes procedimentos: Determinação de Nitritos – Método Colorimétrico com Sulfanilamida e n-(1-naftil)etilenodiamina; Determinação de Salinidade – Método Eletrométrico Determinação de Dureza- espectrometria de emissão ótica com fonte de plasma indutivamente acoplado – ICP; e Ensaios Microbiológicos – Determinação de Escherichia coli – Técnica de Membrana Filtrante. O laboratório já possuía acreditação para vários ensaios, desde 2006, quando obteve a primeira concessão.

O Laboratório de Cubatão foi um dos primeiros a serem instalados no Interior do Estado. Funcionou inicialmente em Santos, transferindo-se em 1998 para o seu endereço atual, em Cubatão, em instalações próprias. Essa unidade foi fundamental para o desenvolvimento das ações da CETESB na Baixada Santista, atendendo também às demandas da Agência Ambiental de Registro. Além disso, presta serviços para programas internos da CETESB, como os de Monitoramento de Águas Subterrâneas e Superficiais.

Para Luciano, a extensão da acreditação para os sete novos ensaios permitirá um maior grau de confiabilidade nas avaliações ambientais realizadas, garantindo a segurança necessária a todos os usuários dos serviços daquele laboratório.