O Governo de Honduras, por meio do Centro de Estudios y Control de Contaminantes (CESCCO), da Secretaria de Recursos Naturais e Ambiente, solicitou o apoio da CETESB, na qualidade de Centro Regional da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs), para auxiliar no desenvolvimento do seu projeto “Fortalecimento das Capacidades de Gestão e Redução das Emissões de Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) em Honduras” de CESCCO-SERNA, que é parte integrante do seu Plano Nacional de Implementação da Convenção de Estocolmo no País.

Em atendimento a esta solicitação, a Engª Maria Cecília Pires, indicada pela CETESB, ministrou 24 horas de treinamento sobre “Remediação de Áreas Contaminadas com enfoque para as as Bifenilas Policloradas (PCBs)”, para um público de 70 profissionais de vários perfis técnicos, na cidade de Tegucigalpa, em Honduras, no período de 23 a 25 de julho.

Também foi realizada uma visita técnica na área da Subestação La Cañada, da Empresa Nacional de Energia Elétrica (ENEE), onde são armazenados transformadores e outros equipamentos e tambores, que apresenta sinais evidentes de contaminação. O programa de capacitação prevê também a realização de um projeto piloto para a investigação e avaliação de contaminação desta e de outras seis áreas localizadas em pontos distintos do país.

Por este apoio técnico e pela transferência de tecnologia, a CETESB recebeu um Certificado de Reconhecimento, entregue ao presidente Otavio Okano, em seu gabinete. Na mesma ocasião, o vice-presidente Nelson Bugalho também recebeu Certificado pela participação da Agência Ambiental nos eventos da Conferência das Partes (COP), realizada recentemente em Genebra, na Suíça.

As Bifenilas Policloradas (PCBs), fazem parte da relação de 22 substâncias químicas listadas como POPs. Foram fabricadas entre meados 1920 e 1970 e tiveram diversas aplicações, principalmente como óleo isolante sintético denominado Ascarel. A fabricação, a comercialização e uso das Bifenilas Policloradas, em estado puro ou mistura, foi proibida em diversos países, inclusive o Brasil.

É oportuno lembrar que a CETESB, na qualidade de Centro Regional da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) tem por atribuição atuar no fortalecimento das capacidades dos Países, incluindo o Brasil, para o cumprimento de suas obrigações decorrentes das Convenções de Estocolmo, Basiléia, Roterdã e Minamata.

No papel de Centro Regional da Convenção de Estocolmo, a CETESB tem se destacado cada vez mais perante os países Partes da Convenção, devido a capacitação e transferência de tecnologia em gestão ambientalmente adequada de POPs oferecidos em sua sede, como também enviando especialistas para outros países, em atendimento a solicitações de instituições ambientais para realização de capacitação de profissionais. Por atividades como essa que o Centro Regional, CETESB, foi avaliado como excelente, na última Conferência das Partes das Convenções de Estocolmo, Basileia e Roterdã.