Com a finalidade de expandir a transferência de conhecimentos para a sociedade, a CETESB programou para 2014 um total de 48 Cursos e Treinamentos Práticos Especializados – TPEs Abertos, visando a atualização e aperfeiçoamento de profissionais na área de gestão ambiental.

Clique aqui para conhecer a programação e orientações dos procedimentos para as inscrições. Os cursos e os treinamentos são ministrados por especialistas do corpo técnico da CETESB e por docentes convidados.

Os cursos abertos terão início no mês de março próximo, sendo o primeiro previsto o de “Licenciamento Ambiental no Estado de São Paulo”, a realizar-se em 14 de março, com enfoque nos aspectos do sistema estadual de meio ambiente e a dinâmica do licenciamento ambiental.

Em 2013 a CETESB capacitou 1655 profissionais, provenientes de diversas regiões do país e do exterior, representando indústrias, empresas de engenharia e consultoria, companhias de saneamento e de meio ambiente, instituições de pesquisa e ensino, órgãos públicos tais como: prefeituras, secretarias, órgãos de defesa civil, corpo de bombeiros, polícia rodoviária, entre outros, e autônomos. Os cursos mais procurados foram: “Avaliação de Impacto Ambiental”, “Legislação Ambiental”, “Licenciamento Ambiental”, “Legislação Florestal” “Gerenciamento de Resíduos Sólidos” e “Técnicas de Investigação de Áreas Contaminadas”.

Em 2014, foram incluídos 5 novos cursos na programação: “Monitoramento de Captações para Abastecimento Público e Programa de Segurança da Água”, Vegetação Nativa no Estado de São Paulo: Regramento Técnico e Legal para o Licenciamento Ambiental” “Análise de Fauna no Licenciamento Ambiental”, Introdução ao Monitoramento da Qualidade do Ar” e “Contaminantes Químicos Ambientais em Água de Abastecimento Público”.