A rede automática de monitoramento da qualidade das águas da CETESB conta com mais uma estação, a de Santa Branca, inaugurada na quarta-feira, dia 19, na bacia do rio Paraíba do Sul, município de Santa Branca. A estação foi adquirida e instalada pela empresa Fibria Celulose e foi doada à Agência a título de compensação ambiental pelo licenciamento e instalação de uma unidade de co-geração de energia a vapor naquela indústria.

A estação automática de Santa Branca permitirá o acompanhamento contínuo da qualidade e quantidade das águas do rio Paraíba do Sul em sua cabeceira, por meio da determinação dos parâmetros pH, temperatura da água, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido e turbidez, além da precipitação de chuva e nível d´àgua, sendo este último valor transformado diretamente na vazão do rio.

Segundo o gerente do Setor de Hidrologia da CETESB, Luis Altivo Carvalho Alvim, os dados serão transmitidos por celular ou satélite à sede da Companhia e às Agências Ambientais de Taubaté e São José dos Campos e inseridos no sistema de informações Qualiáguas, disponível para consulta na intranet da empresa e, em breve, também na internet. Esses dados também serão enviados simultaneamente para um servidor que vai disponibilizar as informações aos órgãos reguladores, como a ANA (Agência Nacional de Água), explica o gerente da agência da CETESB, Marcelo Mancilha Nogueira.

“O objetivo é oferecer mais um recurso para a gestão das águas do rio Paraíba do Sul, que abastece a região. Para isso, serão disponibilizadas informações que podem servir de base para análises relevantes como as condições de quantidade e qualidade da água na parte de baixo da barragem de Santa Branca”, explica o consultor de Meio Ambiente da Fibria, Danilo Vergílio.
Participaram da entrega oficial da unidade, na sede da Fibria de Jacareí, o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Carlos Roberto dos Santos e o assistente da presidência da CETESB, Richard Iroshi, além de outros gerentes e técnicos da Agência.