1612-1Presidente Prudente, situado na região oeste do Estado, é o primeiro município a aderir ao Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos, conhecido por SIGOR. A adesão oficial ao programa desenvolvido pela CETESB e SMA, em parceria com o Sindicato da Construção Civil do Estado (SindusCon), aconteceu nesta terça-feira (16/12), na sede da Agência, na capital, quando o presidente e vice-presidente Otavio Okano e Nelson Bugalho, respectivamente, receberam o prefeito Milton Carlos de Mello, para a formalização oficial ao Termo de Uso do sistema.

O SIGOR é uma ferramenta que auxiliará os municípios a gerenciar as informações referentes aos fluxos de resíduos da construção civil, desde a sua geração até a destinação final, passando pelo transporte. Permite, entre outros aspectos, o conhecimento dos tipos e volumes de resíduos gerados, transportados e destinados, além da obtenção de informações complementares relativas a esses resíduos e ao setor da construção civil.

Segundo o gerente do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos da CETESB, João Luiz Potenza, a partir da formalização ao programa, serão agendadas reuniões com as áreas técnicas da Prefeitura de Presidente Prudente, para iniciar os programas de treinamento e capacitação voltados à aplicação do sistema no município.

Presidente Prudente mostra grande preocupação em desenvolver ações para reduzir a quantidade de resíduos gerados no município. Segundo o prefeito Milton Mello, a administração municipal está com um projeto para que um novo terreno seja adquirido para implantar um aterro sanitário e, agora, já pensam em viabilizar um aterro para resíduos inertes. “Desta forma, o SIGOR irá nos auxiliar para aprimorar a forma de gerenciar esses resíduos, para que não tenhamos mais que disponibilizá-los em aterros sanitários”, disse.