Você está visualizando atualmente Cetesb inicia hoje operação da nova estação de monitoramento do ar de Campinas

A Cetesb iniciou nesta quinta-feira, dia 16/04, a operação da nova estação de monitoramento da qualidade do ar, instalada na escola de educação infantil Prof. Zeferino Vaz, em Campinas. A unidade foi adquirida com recursos de compensação ambiental do Aeroporto Internacional de Viracopos, em função das obras de ampliação.

Neste projeto, a empresa Aeroportos Brasil Viracopos S.A. foi a responsável pela compra e instalação da estação, a Prefeitura de Campinas pela cessão do espaço e a Cetesb, pela operação da unidade.

A estação vai avaliar a qualidade do ar da cidade, levando em consideração os possíveis impactos de Viracopos, das rodovias Anhanguera, Bandeirantes e Santos Dumont, bem como o conhecimento dos processos de transporte de poluentes oriundos de outras regiões.

Serão monitorados, entre outros, os poluentes óxidos de nitrogênio – NOx, ozônio – O3 e partículas inaláveis finas – MP2,5 (cujo monitoramento deve começar nos próximos meses) e os seguintes parâmetros meteorológicos: direção e velocidade dos ventos, temperatura e umidade relativa do ar.

Contando a nova unidade na Vila União, em Campinas, a Rede Automática de Avaliação da Qualidade do Ar da Cetesb passa a dispor de 27 estações na região metropolitana de São Paulo e 26 no interior e litoral.
A qualidade do ar em tempo real pode ser conferida no site cetesb.sp.gov.br.