O Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sigor) está sendo levado pela Cetesb para mais dois municípios. Em março, técnicos da empresa estiveram em Presidente Prudente e Sorocaba, a convite das prefeituras, para apresentar a forma de gestão dos resíduos na construção de forma adequada, eficiente e transparente.

Em Presidente Prudente, no dia 12, segundo o coordenador do Sigor e gerente do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais da Cetesb, João Luiz Potenza, foi dado ênfase aos pré-requisitos necessários para instalação do sistema.

Ele citou como exemplo a escolha de uma área de destinação licenciada provisória, “enquanto o município não dispor de uma área adequada para receber os resíduos”, completou Potenza.

Acrescentou que também foi discutido o meio de auxiliar a Secretaria do Meio Ambiente a elaborar legislação pertinente para gestão de resíduos sólidos, “que terá suporte jurídico, por meio do protocolo de intenções assinado com a Faculdade de Direito da USP”.

Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Sindicato da Construção de São Paulo (SindusCon-SP), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp), Câmara Municipal, empresas de transporte de resíduos e construtoras, além da equipe da Cetesb.

Em Sorocaba, no dia 16, adepois da apresentação do Sigor por Potenza, foi iniciado o treinamento dos técnicos das secretarias municipais do Meio Ambiente, Serviços Públicos, Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras, e da regional do SindusCon-SP.