Você está visualizando atualmente Cetesb participa de convenções sobre poluentes em Genebra

A finalidade é primordial: garantir a segurança química global. Por isso, ganha destaque a participação da Cetesb nas Conferências das Partes (COPs) da 12ª Convenção da Basileia, 7ª Convenção de Roterdã e 7ª Convenção de Estocolmo, em Genebra. Iniciadas no último dia 4, elas terminam dia 15 de maio.E o faz na qualidade de Centro Regional da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) para a região da América Latina e Caribe.

Essa unidade da Cetesb está representada na Suíça pelo vice-presidente, Nelson Bugalho; pela gerente da Divisão de Acordos Multilaterais e coordenadora do Centro Regional, Lady Virgínia Traldi Meneses, e pelo gerente do Setor de Análises Toxicológicas, Gilson Quinaglia.

A Convenção de Estocolmo tem o intuito de diminuir a utilização dos poluentes orgânicos persistentes (POPs), nocivos à saúde humana e ao meio ambiente.

Para tanto, conta com centros regionais e sub-regionais, cujo objetivo é dar assistência técnica às Partes (176 países signatários do tratado internacional, adotado em 200, e que entrou em vigor em 2004). Outras metas: capacitação e transferência de tecnologia.

Os POPs, que apresentam ampla distribuição geográfica, permanecem nos ecossistemas por longos períodos, além de se acumular no tecido adiposo dos seres vivos. Daí o esforço para a eliminação ou redução da produção dessas substâncias.

Mais três encontros tratam da gestão de substâncias químicas e de resíduos: Convenção da Basileia para o Controle dos Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e sua Disposição (de 1989), é um deles.
Os outros dois: Convenção de Roterdã sobre o Procedimento de Consentimento Prévio Informado Para o Comércio Internacional de Certas Substâncias Químicas e Agrotóxicos (1998) e Convenção de Minamata sobre Mercúrio (de 2013).

A Conferência das Partes é o órgão decisório no âmbito das convenções internacionais dos produtos químicos e dos resíduos perigosos. Trata-se de reunião com a presença de representantes dos países membros das convenções.

Durante as COPs de 2009 e 2013, a Cetesb foi ratificada como Centro Regional da Convenção de Estocolmo sobre POPs para os países da Região da América Latina e Caribe.

Feira de Ciências

Paralelamente, acontece a Feira de Ciências, na qual a Cetesb tem um estande para apresentação de trabalhos científicos vinculados ao tema e atividades realizadas pelo Centro Regional. Na última feira, em maio de 2013, o estande da empresa foi considerado o segundo melhor e recebeu o certificado “Silver”.