Crédito: CETESB

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) concluiu parte da análise da água coletada após o rompimento de um talude em Jacareí, que lançou resíduos de mineração de areia no rio Paraíba do Sul. O vazamento foi estancado às 13h20 e a CETESB segue monitorando o local.

Além de alterações na turbidez, a varredura de metais mostrou a presença de alumínio e ferro acima dos valores de referência de qualidade da água estabelecidos pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O resultado está dentro do esperado, dadas as características do solo da região, propício ao acúmulo de ferro e alumínio. Nas concentrações encontradas, os dois metais não oferecem riscos à fauna aquática e à saúde humana.

Foram coletadas amostras de água em pontos à montante (antes) e à jusante (adiante) do local do rompimento, bem como no próprio local do rompimento. As amostras ainda serão analisadas quanto à presença de sólidos em suspensão.

As varreduras de turbidez, metais e sólidos, são parte do protocolo da CETESB para análises da qualidade da água em casos como este.
Leia também:
CETESB acompanha acidente em Jacareí