A CETESB ​exigirá​ estudo de estabilidade do talude restaurado da lagoa de mineração Meia Lua 1, na cidade de Jacareí, para verificar em que condições foi feito o reparo na proteção, após o seu rompimento. Esse estudo necessita ser aprovado pelo DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral.

De acordo com as últimas informações do serviço de monitoramento da Agência Ambiental de São José dos Campos, à qualidade da água no rio Paraíba do Sul, próximo ao acidente, apresentou uma melhoria na turbidez. A varredura de metais, realizada pela agência ambiental, em 05/02, chegou a apresentar a presença de alumínio e ferro em baixa concentração, portanto, não oferecendo riscos à fauna aquática e à saúde humana. As amostras analisadas quanto à presença de sólidos em suspensão apresentaram resultados em conformidade com a legislação.
No início da próxima semana, a CETESB deverá anunciar as penalidades a serem aplicadas à empresa Rolando Comércio de Areia Ltda, de acordo com a legislação ambiental vigente.