No momento você está vendo Cetesb realiza ação educativa na Ceagesp

 

Fiscalização Fumaça Preta Interna 01
A campanha de conscientização ambiental dos motoristas e proprietários de caminhões e outros veículos diesel, para prevenir e alertar contra a emissão excessiva de fumaça preta e ajudar na melhoria da qualidade do ar, realizada nesta quinta-feira (07/07) pela Cetesb, na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), teve como resultado a aprovação de 83% dos 63 veículos que passaram pelos testes de emissão.

Operação Inverno

No inverno, é maior a preocupação com a poluição do ar, em razão das condições meteorológicas mais desfavoráveis para a dispersão dos poluentes. Falta de chuvas, ventos fracos e calmaria, assim como inversões térmicas a baixa altitude, frequentes nessa época do ano, propiciam condições para o aumento dos níveis de poluentes na atmosfera, afetando principalmente a população mais sensível, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas.

Por isso, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) promove anualmente, nesse período, a “Operação Inverno”, constituída, entre outras, de ações de fiscalização e de conscientização envolvendo os veículos a diesel, objetivando combater o aumento da poluição atmosférica por causa da emissão excessiva de fumaça preta.

Assim, a exemplo de anos anteriores, foi realizada nesta quinta-feira, das 9h às 13h, como parte da campanha 2016, uma ação educativa, com os motoristas e proprietários de caminhões e outros veículos a diesel que passaram pelo portão 3 da Ceagesp, na zona oeste da capital.
Fiscalização Fumaça Preta Interna 02

 

Participação voluntária

Técnicos e especialistas do Setor de Controle e de Emissões de Veículos em Uso, da Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental da Cetesb, orientaram, distribuíram folhetos informativos e educativos, e procederam – sem a emissão de multas – a testes de opacidade, com o intuito de verificar os níveis de emissão de fumaça preta, assim como constatar o estado de manutenção do motor. A adesão dos motoristas e proprietários dos veículos a diesel foi livre e o que se verificou, como tem ocorrido todos os anos, foi a pronta colaboração e participação voluntária da maioria.

O opacímetro é um aparelho utilizado na inspeção e fiscalização veicular, que avalia a fumaça emitida por veículos a diesel. O aparelho é equipado com um sensor óptico, que mede indiretamente a fumaça contida no gás dos escapamentos, por meio da absorção da energia emitida por um feixe de luz.

A campanha de conscientização teve como resultado: 76 veículos avaliados no opacímetro; 63 veículos aprovados (82,9%) e 13 reprovados (17,1%).

A ação na Ceagesp contou, mais uma vez, com o apoio do Programa de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (CONPET) e do Caminhão 100%.
Fiscalização Fumaça Preta Interna 03

 

Texto: Rosely Ferreira

Fotografia: José Jorge