Cerca de 108 profissionais – sendo por volta de 100 de público interno (funcionários) – , participaram, nos últimos dias 04 e 05 de outubro, da “2ª. Jornada Técnico-Científica”, promovida pela Escola Superior da Cetesb – ESC. O evento teve a apresentação dos 25 trabalhos de pós-graduação “lato sensu” e “stricto sensu” (MBA, Especialização, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado), de funcionários da Companhia, concluídos em 2015. O evento aconteceu no auditório Francisco Thomaz van Acker, na sede da Cetesb, em São Paulo. Os anais da 2ª. Jornada Técnico-Científica já estão à disposição no site da Companhia.

As apresentações foram divididas por painéis, com os temas “Água, Ar, Solo – Qualidade Ambiental”, “Gestão Empresarial”, “Gestão Ambiental”, “Efluentes, Resíduos e Emissões” e “Licenciamento Ambiental”, e também na forma de pôsteres.

O gerente do Departamento de Apoio Operacional, Carlos Lacava, e a gerente da Divisão de Gestão do Conhecimento, Tânia Gasi, representando a Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental da Cetesb, fizeram uma rápida abertura do evento, dando as boas-vindas aos presentes.

Lacava chamou a atenção para a “grande quantidade de produção científica” gerada pelos funcionários da Companhia e lembrou que as apresentações da 1ª. Jornada Técnico-Científica, que aconteceu em setembro do ano passado, também estão disponibilizadas na internet.

Tânia Gasi informou que, no momento, são 85 pós-graduandos na Cetesb, nas mais diversas áreas, e também incentivou o público interessado em geral a acessar as inúmeras dissertações de mestrado, teses de doutorado, monografias, artigos e relatórios técnicos, assim como relatórios de participação em eventos internacionais, entre outras publicações técnico-científicas, elaboradas por profissionais da Companhia e disponíveis para “download” na página da ESC.

A 2ª. Jornada Técnico-Científica foi organizada pela Divisão de Gestão do Conhecimento, com a Coordenação Técnica a cargo de Tânia Gasi e a Coordenação Executiva, de Maristela Musco de Caires, do Setor de Capacitação e Formação Continuada. O objetivo das jornadas técnico-científicas é divulgar os trabalhos de conclusão de programas de pós-graduação dos funcionários da Cetesb.

Sobre a ESC

A Escola Superior da Cetesb foi inaugurada em 2013 para ampliar ainda mais o papel de centro difusor de conhecimentos ambientais da companhia.

Seu objetivo é propiciar a construção e a transferência do “know-how” desenvolvido e consolidado pelos especialistas da empresa, no âmbito das competências e exercício das atividades da Cetesb, visando ao fortalecimento da atuação profissional na área ambiental.

A disseminação de conhecimentos, tanto para o público interno (funcionários) como para o público externo, se dá por meio da oferta de cursos, treinamentos e outras formas de capacitação.

Texto: Mário Senaga

Fotografia: Pedro Calado